São componentes que dão suporte a um eixo e permitem o movimento normalmente de rotação ou linear.
Os mancais de deslizamento para hidrelétricas são desenvolvidos para permitir a sustentação de um eixo equanto rotaciona, com o intuito de sempre manter sua posição original.
Os mancais são responsáveis por evitar danos causados pelo atrito entre o eixo e a turbina, sendo uma das principais peças da máquina.
Estes mancais são cilindricos e fabricados em aço/bronze e revestidos com metal patente (babbit), possuem um furo para possibilitar a passagem de óleo lubrificante, podem possuir também rasgos para melhorar a passagem deste lubrificante. Devido ao tipo de atrito, que neste caso, é de deslizamento. Sua função é receber o atrito direto com a superfície do eixo, de acordo com o tipo de esforço.
O processo de reforma do mancal também é muito importante: O mancal passa por uma avaliação do setor técnico, que iniciará a remoção do metal patente que nele se encontra danificado, para substituição por um novo material.
Durante este processo são tomados os devidos cuidados para o mancal em recuperação volte às suas características originais de projeto, através da recuperação adequada dos materiais danificados.